terça-feira, 9 de novembro de 2010

Missão dada é missão cumprida




Cinema é um mundo que me encanta! Consigo entrar estressada numa sessão pra ver um filme qualquer e sair como se tivesse saindo da terapia, da massagem ou do SPA! Relaxa, desestressa, alivia e coloca no eixo!

O último filme que vi no cinema foi Tropa de Elite 2 – O inimigo agora é outro. O filme já começa avisando: “Qualquer semelhança com a realidade é apenas uma coincidência. Essa é uma obra de ficção.” Consegui ouvir Sheldon gritando BAZZINGA pra essa frase carregada de ironia.

O filme não possui qualquer semelhança com a realidade. O filme retrata exatamente como é a realidade, e assisti-la ali, sentada, de mãos atadas, sem poder fazer nada, causa revolta.

Pra começo de conversa, o foco agora muda! Ao invés de retratar como o tráfico é mantido e como os discursos de filhinhos de papai nas faculdades reclamando das blitz no Rio de Janeiro são nada perto do problema real, tropa de elite 2 mostra os verdadeiros inimigos, tendo alguns deles inclusive a função de proteger a população. Tendo alguns deles sido escolhidos, inclusive, por nós.

A corrupção e a violência desmedidas na busca por votos, exibidas ali, jogam na nossa cara uma verdade que poucos querem ver. O tráfico é um problema enorme na sociedade brasileira sim, mas ainda que ele seja exterminado, outros ainda maiores serão revelados.

Em meio aos bordões criados como “Vocês engordaram o porco e agora nós vai assar”, “tá de pombagirice?" ou ainda “o Che Guevara tá entrando sem colete”, damos risadas, mas por dentro estamos cheios de raiva, tristeza e indignação. Uma ótima oportunidade de reflexão!

A missão no caso, dada ao diretor José Padilha, de não frustrar as expectativas dos fãs de Tropa de Elite foi missão dada e missão cumprida.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...