quarta-feira, 24 de novembro de 2010

TOP FIVE (Dos filmes de Tim Burton)



Um dos meus cineastas favoritos, Tim Burton é um cara que não merece um Top Five, mas um Top Vinte e Cinco! Qualquer coisa que eu assista de Tim Burton saio pensando: pronto, ele se superou e fez o melhor filme que eu já vi! Mas então ele volta e faz melhor!

Alice no país das maravilhas – meu xodó! A releitura de A fantástica fábrica de chocolate já tinha me impressionado bastante pela criação de um passado para Willy Wonka e um futuro para Charlie. Quando fiquei sabendo que Tim Burton mostraria ao mundo sua versão de Alice no país das maravilhas fiquei em polvorosa! Explico: De todos os sonhos que a Disney trouxe à minha infância, Alice trouxe vários de uma só vez! Me identificava muito, ainda pequena, com a personagem! Li os livros e o nome da minha filha (quando tiver e se tiver) já estava escolhido. Ver as loucuras da cabeça de Alice misturada às loucuras da cabeça de Tim criou em mim inúmeras expectativas, todas superadas!

A noiva cadáver – Fiquei na dúvida de qual colocar aqui: Noiva Cadáver ou O estranho mundo de Jack? Não sei por que cargas d’água assistir A noiva cadáver me dá nostalgia de uma época em que o natal não tinha graça se não passasse na sessão da tarde Esqueceram de mim e o halloween não tinha graça se não passasse na sessão da tarde o estranho mundo de Jack. Escolhi colocar a Noiva Cadáver (já um pouco arrependida) porque adoro o fato de o mundo dos mortos ter mais cor e alegria que o mundo dos vivos, mostrando que a moral rígida e o interesse material colocam limites à nossa vivência e ao nosso prazer!

Edward mãos de tesoura – A primeira vez que vi a dupla Tim Burton e Johnny Depp em ação! E não é a toa que virei fã dessa receita infalível! Em um sonho que se torna realidade para crianças e em um conto de fadas para adultos, Edward, segundo o filme, foi quem deu origem à neve na cidade onde se passa a história, que traz imagens belíssimas e prazerosas de se assistir! O mesmo contraste de cores da noiva cadáver é encontrado aqui, só que de forma inversa. A cidade, colorida demais, e as pessoas, coloridas demais, na verdade são feias por dentro, diferentemente de Edward, que tem um rosto pálido, um castelo escuro e um coração puro e ingênuo! Porém, somos obrigados a conhecer a história toda e despir-nos de nossos preconceitos para descobrir isso.

Sweeney Todd – Simplesmente não canso de ver a história do barbeiro que volta à cidade movido pela vingança e usa sua cadeira da barbearia para assassinar seus clientes enquanto sua parceira pega os restos mortais para fazer famosas tortas. Recheado de personagens feias, tom macabro, músicas e galões de sangue!

Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas – o que menos parece ser um filme dele, é o meu favorito! Traz a história das histórias de um grande contador de história que impressiona a todos, menos a seu próprio filho! Tim Burton que, geralmente mexe com nossas emoções das formas mais variadas, mas dificilmente nos arranca uma lágrima, nesse filme provoca aquele aperto no coração ao mostrar que as melhores coisas da vida estão nos momentos mais comuns e corriqueiros!

Um comentário:

Aninha disse...

Tim Burton = O Cara!
eu simplesmente adoooro ele...
mas eu prefiro o Estranho mundo de Jack...
Edward Mãos de Tesoura,clássico da infância!Simplesmente Amo!!!
comentário rapidinho^^
bjo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...