quinta-feira, 10 de março de 2011

Julgamentos




Homens e mulheres têm preferências diferentes, adultos e crianças têm necessidades diferentes, eu e você temos gostos diferentes. E assim acontece com todos os seres humanos, com suas preferências, necessidades e gostos. Quais estão, portanto, certos ou errados?

Porém, mesmo conscientes dessas divergências, desde pequenos somos acostumados a julgar as outras pessoas com tais conceitos: você está certo. Fazer isso, dessa forma que você está fazendo, está errado. Esquecemos que a nossa visão é reduzida às nossas próprias percepções, preferências e experiências. Julgamos o outro, baseados em nosso código de valores, nossas percepções e naquilo que nossa imaginação cria a respeito de cada pessoa com a qual convivemos, sem fazer qualquer tipo de investigação prévia, sem conhecer seu passado e sem saber o que a levou a tomar determinada atitude.

Apenas nos baseamos no sistema judiciário, que se fundamenta em leis pré-concebidas com o objetivo de garantir a convivência civilizada entre os seres humanos, e colocamo-nos na figura de juízes implacáveis julgando a torto e a direito aqueles que não se enquadram em nossos hábitos e não foram codificados conforme nossos costumes.

E repare no que estou fazendo aqui: julgando todos aqueles que fazem julgamentos!

Devemos, na verdade, olhar os outros como diferentes, e não como iguais, pois cada ser humano tem e é um universo particular. Devemos aceitar mais, compreender melhor e respeitar indistintamente o outro como ele é. Julgar menos e ser mais feliz. Taí uma boa proposta pra essa quaresma!

Um comentário:

Ana disse...

Então...gostei da proposta para a quaresma...
sem querer ser presunçosa,mas já sendo...sinto uma leve pontada sobre uma situação que uma tal afilhada sua tá passando...
enfim...o blog é ótimo!e só melhora!
=D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...