terça-feira, 27 de setembro de 2011

Nasci na época errada


Eu já quis ter nascido na década de 50, e atravessar a década de 70 com meus 20 e poucos anos: rock, movimentos políticos e movimento Hippie dão uma bela receita pra juventude! Ou então lá pra 1400 e tanto! Na França, com toda aquela fidalguia e vestidos lindos! E uma coisa em particular chamava muito a minha atenção quando via aquelas pinturas renascentistas nos meus livros de história: A mulher perfeita tinha que ser gordinha. Perfeito era ser saudável! E eu seria perfeita na época!

Não sei a partir de qual momento da história o conceito de beleza se inverteu. Hoje se criou a promoção de medidas do corpo inatingíveis, onde a mídia, as indústrias cosméticas e a moda impõem padrões fora do sério, e, pra mim, mais que imperfeitos. Ao que me parece, a receita é assim: magra + peitão + cabelo comprido liso – cérebro + bunda grande – celulite + bronzeada = perfeição. Uma folha de alface + dedo na garanta + passarela + exibição de costelas = modelo. Modelo, exemplo e padrão... Alguém gordo automaticamente já não é sexy.

Minha idéia é muito diferente disso. Acho Adele, por exemplo, EXTREMAMENTE sexy. E posso citar dezenas de mulheres com corpos, na minha opinião, espetaculares, que não chamariam atenção nem de um náufrago e que fogem completamente desse universo erótico masculino tão plastificado... Mulheres maravilhosas que simplesmente se aceitam! Que não ligam pra opinião alheia, e que não se incomodam em ser diferentes de uma imposição sem fundamento. Inteligentes, educadas, divertidas... e perfeitas!

6 comentários:

Tete disse...

Simplesmente maravilhoso! Vc disse tudo...
Oi, vc não é gostosa...Então, nem vou querer te conhecer...
Sim, somos lindas e perfeitas!

Rafael disse...

só um comentário, da década de 50 em diante já existia um modelo de beleza mais magro, perceptível pelas cinturas finas. ultrapassar as décadas de 60 e 70, no EUA, significaria perder parentes e amigos na guerra do Vietnã, e no Brasil perder parentes e amigos para a ditadura. também não teria uma cidadania efetiva ou autonomia política como se tem hoje, tratando-se das mulheres. e nos anos 1400, especialmente na Europa e na França, foi uma época difícil, posterior à peste negra e marcada pelo feudalismo. a maquiagem da época era tóxica e agredia muito o rosto, vestir-se bem era exclusivo aos nobres e a higiene não era uma preocupação corrente.

Nati Marinho disse...

Entendo todos os pontos que vc disse Rafael, e concordo que, assim como TODAS as épocas, essas que eu citei tiveram seus pontos negativos... Talvez mais que os de hoje, não sei, não estava lá pra comparar, mas vc entendeu que não era esse o foco do post né? Só queria fazer uma crítica à busca de uma perfeição que de perfeita não tem nada! Enfim, muito obrigada pelo comentário, volte sempre!!!!

Teté disse...

Rafael, como vc conseguiu sair do foco do post? hahahaha
Era tentando mostrar q tem coisa pior q ser gordo? A gente sabe, mas ser gordo era legal...hahahaha

Rafael disse...

Desculpe se saí do foco do post, é que me veio direto à cabeça que, apesar de ter existido um modelo de beleza menos distante da realidade que o padrão atual, viver em outras épocas, quando se olha um pouco mais de perto, não era tão interessante assim por outros fatores, culturais e, principalmente, os não culturais.
Minha opinião específica a respeito disto é que qualquer modelo de beleza é, por excelência, falso. A beleza, especialmente no século XX, está diretamente associada aos meios de comunicação e ao fetiche da mercadoria, que, por sua vez, estabelece um paralelo próximo ao universo onírico. Logo, o que se deseja é algo irreal, como a magreza acima citada e as peles de plástico encontradas nas capas de revistas e publicidade em geral. Um outro fenômeno que apresenta a beleza como símbolo cultural de notável força é a modificação corporal encontrada em tribos diversas. Dois exemplos desta última podem ser vistos no prolongamento do pescoço com anéis metálicos, em tribos africanas e asiáticas, e no prologamento do crânio no Antigo Egito, possibilitando, novamente, uma interpretação de conceito de beleza como uma idéia distante da realidade.

Jéssica Lopes disse...

ameei seu post, amei o blog :D
to seguindo, se gostar do meu segue tb
http://sexandthesweet.blogspot.com/
beijo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...