quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

O sentido da vida


Há um tempo atrás, uma amiga me fez um pedido: escrever sobre o sentido da vida. Não recuso pedidos de amigos, especialmente quando eles me pedem para escrever sobre um assunto. Me empolgo muito, já que essa é uma tarefa que adoro executar! Mas ao ouvir esse pedido surgiram mil caraminholas na minha cabeça, além das milhares já existentes exatamente sobre o tema. Que diacho ela ta me pedindo pra falar sobre o sentido da vida? Quem ela pensa que eu sou: Deus? Sim, porque pra todas as perguntas que tenho a esse respeito, só encontro uma resposta: Deus... Deus há de me responder isso um dia.

Sim, eu tenho essa esperança. Que no fim de tudo eu tenha um encontro marcado com Deus, onde de braços abertos ele vai me falar: "agora pode perguntar tudo o que você quer saber." E eu vou soltar tudo: Porque existe um mundo? Porque existem pessoas nesse mundo? E porque eu tive que estar dentre elas? Porque as pessoas machucam as outras, e porque umas tem que sofrer mais? Porque tive que passar por sofrimentos tamanhos pra tirar aprendizados tão pequenos? E porque, por outro lado, aprendi coisas grandiosas de experiências ínfimas? Quanto eu cresci enquanto estive por aqui? Quanto contribui pro projeto Dele? E finalmente: qual é esse projeto? Qual o sentido da vida?

Mas nesse meio tempo tenho minhas especulações. A vida não é feita de um sentido, mas de vários sentidos. Mãe e pai fazem sentido. Duas pessoas que se unem para criar uma nova vida é algo espetacular! Sorrisos fazem sentido, e são tão mágicos que fazem sentir também! Contagiam! Saudade faz sentido, e matá-la faz mais sentido ainda! Amigos reunidos fazem sentido. É com eles que aprendemos a dividir! Casamento faz sentido, o fato de se comprometer com alguém além de você... Avós fazem sentido, e fazem crianças mimadas também! Lágrimas fazem sentido, colocando pra fora tudo que está te aflingindo por dentro. Mas as que mais fazem sentido são aquelas que surgem em meio a sorrisos! Aniversário, reveillon e toda data que te permite parar e fazer uma reflexão do último período de tempo que passou faz sentido. Cachorro faz sentido, e é tudo de bom, como já diria a pedigree. Criança faz MUITO sentido: toda pureza, inocência e sinceridade reunidas num ser tão indefeso. Primos fazem sentido, especialmente pra quem não tem irmão. E irmão faz sentido. Natal faz sentido, um dia que tanta cultura diferente no mundo reserva pra celebrar a vida de um homem que fez todo o sentido. E religião também faz sentido. Ter um guia pra te mostrar que fé não é coisa fácil de se ter. Mas que vale a pena! Amar, sobretudo amar, faz sentido. All you need is love, como já dizia uma banda aí. O que me faz lembrar que Beatles faz sentido. Música faz sentido. Silêncio também. Ser forte faz sentido. Tanto quanto ser frágil. Pedir ajuda, ajudar... Gentileza faz sentido, e gera gentileza! Abraço faz sentido. Dar a mão. Tocar um coração. Praia. Montanha. Cachoeira. E eu poderia gastar todo esse blog com posts sobre coisas que fazem sentido, que trazem sentido, e que dão sentido à vida. Então vou resumir assim: o sentido da vida está em tudo que nos faz crescer, tudo que nos faz feliz, tudo que nos faz maiores, melhores... Tudo que nos faz sentir! Não é a toa que se chama sentido!

P.S.: Parabéns atrasado vale Rafa? Quem mandou fazer aniversário nas férias?

3 comentários:

Anônimo disse...

Fez sentido!
Roberta.

Mamãe disse...

Ser mãe de uma pessoa como você, faz muuuito sentido. Me faz ter estímulo e força para continuar... Vamos?

Leticia disse...

Natália!
A primeira coisa que fiz ao chegar no trabalho hoje foi dar uma olhada no seu blog!
A-d-o-r-e-i-!
E, principalmente esse texto me convenceu do quanto você é boa no que faz!
"Tudo fez sentido pra mim!"
Parabéns e obrigada por dividir comigo um pedacinho da sua vida!
bjs
Leticia

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...