segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

S.O.P.A. indigesta

  
Que a internet se tornou acessório top em comunicação mundial é fato. Que as notícias chegam até nós com uma velocidade impressionante, outro fato. E que tentar atingir esse meio de comunicação e globalização vai gerar muita polêmica, é um fato mais inquestionável ainda. E gerou. Desde o início desse ano, um assunto tem dado o que falar, e assim como a velocidade das informações, a tal S.O.P.A., sigla para "Stop Online Piracy Act", ou a Lei de Combate a Pirataria Online, vem nos atingindo em velocidade cavalar.

No final do ano passado, a Câmara dos Representantes dos Estados Unidos apresentou um projeto de lei para ampliar os meios legais de combate ao tráfico online de propriedade protegida e de artigos falsificados. Ou seja, sites que compartilham músicas,filmes, textos, e qualquer outra produção intelectual sem atribuir os devidos créditos e direitos ao autor são considerados ilegais. Tal projeto representou uma ameaça a uma infinidade de sites, que manifestaram seus protestos no início desse ano (se lembram quando wikipedia ficou fora do ar e o google cobriu seu logotipo com uma tarja preta?). Para esses sites, a tal S.O.P.A. autoriza o controle e bloqueio de seus conteúdos por parte do governo, bem como autorizam o bloqueio de resultados de pesquisa. Uma censura a nível mundial!

Não há como negar a importância da discussão da propriedade intelectual, bem como da proteção de direitos autorais. Já pensei muito no assunto antes dessa explosão. Até cheguei a pensar que seria impossível tentar controlar a pirataria com as ferramentas que a internet proporciona. Mas pelo visto, dá. Só que não vejo possibilidade de isso acontecer sem que haja ameaça a nossa segurança, ao nosso direito a liberdade de expressão e sem utilização de censura e abuso de poder. A internet é um meio de circulação de ideias. A aprovação da S.O.P.A. é um paradoxo à sua essência.

P.S.: texto redigido por uma viciada em séries à 01:00 A.M. revoltada por não conseguir baixar novos episódios. STOP SOPA!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...