quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Isso também vai passar


Desde quando li um pequeno texto contendo essa frase como lição de moral, tenho me atinado muito pra ela. Acho que todo mundo conhece o texto. São várias formas de abordagem, mas todas com o mesmo final.

Resumindo, trata-se de um rei que, ganhando um anel de presente, solicita a um sábio que elabore uma frase a ser colocada dentro de um anel, que vai ser utilizada em momentos de extrema necessidade. Pelo fato de ser escrita em um anel, deveria ser pequena, mas conter tudo aquilo que o rei precisaria saber quando esses momentos chegassem. O sábio devolve-lhe o anel, e pede que somente leia a frase quando o tal momento chegar. Pouco tempo depois o reino foi invadido e, percebendo que não valeria a pena lutar, já que seu exército era infinitamente menor que o exército invasor, o rei decidiu fugir sozinho para desviar a atenção dos invasores, que, perseguindo somente a ele, deixariam o reino em paz. Sentindo-se triste e sozinho numa terra distante, recorreu à frase do anel, onde leu: “Isso vai passar”. De alguma forma sentiu-se confortado. Passado tempo suficiente pros invasores terem desistido, retornou ao reino, onde foi recebido com muita festa! No meio de tanta alegria, procurou o sábio para agradecê-lo pelas palavras que lhe foram tão úteis. O sábio, percebendo o estado de euforia do rei, orientou-lhe a ler a frase novamente. E o rei, lendo novamente a frase, percebeu que aquilo também iria passar...

A moral sugerida pela história é que não devemos nos embriagar pelas grandes alegrias e nem nos deixar abater pelas grandes frustrações. Eu vou além! Aproveitar o momento é a lição que tiro dessa história. Porque a vida é feita de altos e baixos que vêm e vão a todo o momento. Comparo esse movimento com uma onda, ou com um eletrocardiograma (o que deixa minha análise mais profunda ainda). E se estou num momento alto, de alegria, sei que logo a frente virá uma dificuldade. Devo então aproveitar cada segundinho da minha felicidade. Ela vai passar! E se estou no meio de uma turbulência, preciso aproveitar os aprendizados que posso tirar dela e encontrar paciência suficiente para enfrentá-la, porque isso também vai passar...


2 comentários:

Helen disse...

Amo esse conto demais...

renata disse...

Parabéns Nati!! o blog está ótimo e a 'cara nova' ficou linda!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...