quinta-feira, 19 de maio de 2011

No divã do Gikovate

Cumprindo a promessa de ler mais que um livro esse ano, aqui está o segundo. Mais ou menos segundo, já que o primeiro tinha começado a ler ano passado! Quem me vê com esse livro do Flávio Gikovate na mão não pestaneja pra pedir emprestado. Nem perguntam se é bom. Já está subentendido!

O Gikovate é um médico psiquiatra e psicoterapeuta que contribuiu e contribui para vários jornais e revistas com artigos sobre a vida social, afetiva e sexual, como a Folha de São Paulo e a revista Cláudia. Agora tem um programa na rádio CBN que leva o mesmo nome do livro.

“No divã do Gikovate” é muito diferente do que eu pensei que seria, e dos livros que estou acostumada a ler. Pra começo de conversa, tem o formato de perguntas e respostas. São centenas de perguntas sobre os mais variados assuntos, organizados em temas: ciúme, inveja, sexo, paixão e amor, traição, afetos, doenças da mente, desencontros nas relações e contatos intrincados. E as respostas nem sempre são delicadas. Não, o Flávio não é grosso! Ele é direto e não responde aquilo que queremos ouvir. Dá respostas de acordo com a realidade, tal qual como é – dura! E por fazer uma seleção de perguntas que, geralmente, fazem parte do cotidiano de qualquer ser humano, não raras vezes nos identificamos com várias. E somos obrigados a encarar essa dura realidade ali, na frente de um livro, como se estivéssemos realmente no seu divã!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...