segunda-feira, 4 de julho de 2011

Pratique gentileza!


Das minhas muitas características que fazem as pessoas se lembrarem de mim, gentil não é a primeira resposta. Engraçada, sarcástica, inteligente, amiga, divertida, retardada, feliz, sem noção e animada são respostas corriqueiras. Muitas vezes sou lembrada ainda pelas traulitadas que solto. A melhor amiga diz a meu respeito: se você ganhou uma traulitada da Natália, é que ela está começando a gostar de você. Não dou traulitadas em quem não tenho intimidade. Sou seca, mas traulitadas são exclusivas pros queridos! Esse post nasceu de uma traulitada, inclusive! Ao pedir sugestões para posts no facebook, recebi só uma resposta, o top five dos esmaltes! Fiz o post e o dediquei a várias amigas, incluindo à Roberta, que deu a sugestão. A irmã dela veio me chamar de puxa saco e, mexendo com a pessoa errada, levou uma traulitada! E eu, mexendo com uma pessoa igualmente errada, tive que ouvir: então aqui vai outra sugestão pra post: pratique gentileza! Aí está Raquel, post em sua homenagem!

O engraçado de toda história em torno da gentileza é o fato de ninguém se lembrar de mim ao ouvir essa palavra, mas ser uma das práticas que eu mais admiro e a pratico com freqüência. Visito asilos, creches e canto com o coral em hospitais. Faço trabalhos voluntários na igreja. Ajudo a idosas descerem do ônibus, atravessarem a rua e carregarem sacolas. Solto elogios quando vejo que uma pessoa se esforçou muito para ficar bonita, ou quando ela não se esforçou nada, e mesmo assim conseguiu ficar radiante. Gentileza não tem que ser forçada. Não tem que ser declarada. Não tem que ser anunciada. São pequenos e discretos gestos capazes de transformar vidas. Aquilo que te faz sentir o espírito do natal passado! É um sorriso de quem menos se espera. É uma gargalhada que consegue contagiar. Delicadezas que representam mais que convencionais e vazios obrigados, desculpas e licenças. Colocar-se no lugar do outro, entender de sentimentos, expô-los, apreciá-los... Mostrar preocupação, mostrar-se atento! Não sou lembrada por essa característica, porque ser gentil, afinal, não é característica. É atitude!

6 comentários:

Josi Lemos disse...

Ah, que texto gostoso de se ler. Curto e grosso. Um beijo.

Ana disse...

Se traulitas são pros queridos,Nati,você é A MAIS QUERIDA! hehehehe
Eu ainda tenho muitos dias ruins,e mesmo assim você continua aqui!
Gentileza é,além de atitude,um estado de graça eu acho...a sensação pós gentileza é sobrenatural e deixa mais leve até quem carrega diariamente mais que 1kg de preocupações ^^
Gostie do post! ^^
beeeeijo

renata disse...

Realmente. Gentileza é atitude. Adorei seu texto e ele me fez ter vontade de ser mais 'gentil'.

Raquel Rodrigues de Sousa disse...

KKKKKKKKKKKKKKKk! Amei, ainda mais que foi em minha homenagem...kkkkkkkkkkkkk! Até assustei depois de sábado, achei que era para mim, depois das "traulitadas" que eu dei em boa parte da catequese...kkkkkkkkkkk! Mas é como eu digo: "Dá dinheiro, mas não dá intimidade."
Mas, ficar atenta as gentilezas do dia a dia é importante. Valeu o toque!

Começando as gentilezas: belo texto, hein?
Beijos!

Andreia Claudia disse...

Você é FANTÁSTICA!! Tenho ENORME admiração por você! Seus textos são PERFEITOS, isto não é excesso de GENTILEZA, é AMOR INCONDICIONAL.
Te amo. Bjim

Fernanda Normando disse...

Oi Natália!!!
Não conhecia esse seu lado "escritora".
Vi no face o link e fiquei curiosa... muito bom o texto!!! Gostei de verdade. Está de parabéns.
Vou ler os outros pots com tempo depois.
Bjos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...