terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Mudança



Minha tia, leitora assídua do blog, me pediu pra escrever sobre mudança. A partir do momento que ela falou isso só conseguia me lembrar de um soneto de Camões, e cada vez que comecei a escrever esse post só pensava no tal soneto, como ficaria legal um post: “Mudança” com apenas a trasncrição do Soneto. E não escrevia nada. Hoje fiz uma proposta pra mim mesma: Mudar meu pensamento e escrever o que eu penso sobre mudança, e não fazer uma mera citação.

Mudar é essencial na vida do ser humano. Alguém já disse que viver é a arte de mudar! E é mesmo. Ainda que não queiramos, que gostemos do que somos e nos consideremos satisfeitos por ter chegado aonde chegamos, somos obrigados a mudar. Sempre.

Mudamos porque a todo o momento passamos por experiências que são capazes de nos fazer aprender com os erros e com os acertos que nos trazem. E mudamos consequentemente por saber como não errar mais naquela situação.

Mudamos porque amadurecemos. E por amadurecer, criamos a consciência de que, ainda que a possibilidade de mudança provoque insegurança (desde um simples corte de cabelo até uma proposta de morar em outro país), é preciso mudar e encarar os desafios de frente.

Mudamos porque conhecemos pessoas diferentes a cada dia. E elas nos instigam à mudanças, ou porque nos inspiram ou porque nos decepcionam. Queremos ser como elas. Queremos ser diferente delas. Queremos ser melhor que elas. Queremos ser melhor que nós mesmos. Só não dá pra querer mudar alguém. A mudança é um processo que começa de dentro pra fora!

Mudar traz medo. Mas eu tenho essa consciência de que tudo vai mudar. Eu vou mudar. E como não posso evitar, procuro manter sempre minha essência. Depois de tantas mudanças a gente cria a consciência do que há de bom em nós mesmos, e então podemos deixar que a mudança aja apenas sobre o resto!

E agora que consegui fazer o texto pra minha tia, deixo pra ela um trecho do Soneto:

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades
Muda-se o ser, muda-se a confiança
Todo o Mundo é composto de mudanças
Tomando sempre novas qualidades
Continuamente vemos novidades
Diferentes em tudo da esperança
Do mal, ficam as mágoas na lembrança
E do bem, se algum houve, as saudades...

P.S.: Tia Didi, já disse que te amo hoje?

2 comentários:

nilde smith disse...

Agora vc me disse que me ama.
Bom gostei mto do texto, como sempre. Mas temos que ter em mente que é difícil mudar...
apesar de tudo vale a pena sofrer em função de uma mudança. Por que? Vc já respondeu! Atrás do sofrimento vem a grandeza da noss'alma, o viver melhor que vem como companhia a felicidade interior.
Eu hoje já lhe disse que te amo? Não! EU TE AMO!

Meu beijo com muito carinho!
Obrigada!

tia didi

Fru disse...

Desse eu gostei, fia.
Tava com medo de uma onda de decadência nos posts se iniciando.
Ainda bem que voltaste ao normal.
xoxo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...