segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Trocas


Tenho ouvido muitas coisas com um mesmo sentido: não existem boas ações altruístas. Ou seja, tudo que se faz nessa vida, se faz esperando um retorno. Ninguém se dedica a alguém pelo simples ato da caridade, mas pela espera de uma recompensa. Até Friends já tocou no assunto. No episódio Aquele em que Phoebe odeia a PBS, Joey diz que não existe ação realmente altruísta, já que as pessoas, na visão dele, só fazem boas ações para se sentirem bem.

Desde pequenos somos condicionados a isso. Lembro de ouvir minha mãe dizer: "Se você se comportar, te dou um chocolate". Mas tenho trabalhado muito comigo mesma para fazer o bem sem esperar nada em troca. Ainda não alcancei esse nível, pois me sinto bem fazendo trabalhos voluntários e muitas vezes chego a pensar que me sinto melhor que as pessoas a quem ajudo. Uma troca que acaba me beneficiando ainda mais! Mas simplesmente amar é o mandamento maior, é o que Deus espera de nós, e é o que me esforço a fazer: Amar pelo que a pessoa é, e não pelo que ela faz em troca desse amor. 

Tenho ainda algumas fraquezas: mesmo que me disciplinando todo o tempo para não esperar gratidão, confesso não ser evoluída o suficiente para tolerar ingratidão explícita. Mas persisto na luta pra alcançar isso e poder praticar uma boa ação realmente altruísta. Como a própria Phoebe bem disse: "Eu vou achar um boa ação altruísta. Porque eu acabei de parir três crianças e não vou deixar eles crescerem num mundo onde Joey está certo"!

Um comentário:

Aninha disse...

"faça o bem sem olhar a quem..."
gostei do post ^^
saudade de vc criatura!!!me abandonou no fds...hehehe...vai aproveitar mesmo ^^
mas o negócio é assim mesmo,a gente ajuda sem esperar nada em troca,mas se sente melhor do que talvez a pessoa ajudada se sinta...

vc pariu 3 crianças???hehehehe
Amo!
beijooo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...